“Tendo visitado Portugal pela primeira vez e depois voltando cá mais e mais vezes, eu apercebi-me que fiquei apaixonada por este país. Pacífico, tranquilo, amigável são as características principais dele e da sua população.
Podem ser descansados, se precisarem, sempre haverá alguém para vos ajudar e o fará com a maior paciência, até fazer que você esteja no sítio pretendido ou que resolva o seu problema. E você nem precisa de falar português, muito portugueses falam inglês razoavelmente bem.
O clima é ameno: no Natal de 2012 em Moscovo estava frio e gelo e em Portugal – 15 graus positivos. Para mim isto foi um paraíso!
Já sei onde passarei as minhas próximas férias – em Lisboa, nas praia de Cascais!”
Tatyana Rabetskaya, Rússia
“Gostámos muito as excursões em Lisboa e em Sintra realizadas pela guia Olesya. Foi muito interessante, ficámos a saber bastante sobre a cultura, história, o passado e presente de Portugal. Nenhuma das nossas questões ficou sem resposta. Deixámos o testemunho do pequeno Konstantin: “Portugal é divertida”. Por acaso, ele não queria partir daqui, assim como nós.”
Vadim, Irina e Konstantin Vulfovs, Rússia
“A nossa guia Olesya é muito boa! Casou-se com um português, faz excursões privadas. Eu encontrei a Olesya no Facebook, combinei o encontro com antecedência. Olesya! Muito obrigado pelo passeio e pelas narrativas!
Sobre a estadia: Sintra é muito fixe! O oceano é fantástico! Cafés fora das rotas turísicas são muito bons!”
Dmirty e Natalia Chentsovs, Rússia
“Olesya, muito obrigado pela excursão, pela narrativa interessante e pela atitude amorosa para com o mundo à volta. 🙂
Foi um prazer para nós conhecer Lisboa pelos seus olhos.”
Alexandr e Elena Snurnitsyns, Letónia
“A viagem a Lisboa foi em trabalho. Claro que viajar em trabalho não é o mesmo que em lazer e, a partida, nem teria oportunidades para ver os sítios interessantes deste país. Ma, como a minha querida mana que eu já não tinha visto houve um ano, também decidiu ir a Lisboa, eu então resolvi chegar uns dias antes para poder passar tempo com ela.

Eu encontrei a página da Olesya na Internet: estava à procura de um guia em Lisboa. Devo dizer que gostei logo da página dela – bem feita e com cuidado. Eu ainda pensei logo que ela como pessoa também devia ser assim.

A Olesya logo respondeu à minha mensagem e enviou várias opções de excursões. No início eu optei por reservar o passeio a pé “Coração de Lisboa” que segue pelo centro histórico da cidade. Lisboa impressionou-nos logo pela sua hospitalidade, muita verdura e flores, a calçada das ruas, o marisco delicioso e a gente sempre prestável. As pessoas aqui são realmente incríveis – gentis e receptivas. As histórias da Olesya completava-se pelos versos sobre o país e os seus heróis. Gostámos muito e resolvemos reservar a segunda excursão!

No dia seguinte pomo-nos ao caminho para Sintra, passámos em Cascais e o Cabo da Roca.
A nossa manhã começou com um pequeno-almoço no lendário café “Pastéis de Belém”. Visitar Lisboa e não provar estes pastéis, conhecidos por todo o país, seria um grande erro! Depois do pequeno-almoço, fomos a Sintra. Sintra é uma cidade fabulosa! Nós até decidimos voltar a Portugal especialmente para poder passar uns dias em Sintra. Não chegam palavras para descrever este sítio: árvores centenárias, ruelas estreitas que sobem pelas colinas; palácios e castelos, casinhas acolhedoras todas em linha; os muros de pedra, cobertos com musgo e flores… Tudo isto me fez lembrar das conta-fadas de Charle Pierrot e das histórias de Tolkien. É uma cidadezinha muita linda e calorosa. As extensas praias da linha de Cascais e o Cabo da Roca também não nos deixaram indiferentes!

Claro que o ideal é conhecer Portugal aos poucos, devagar, com muita atenção, desfrutando de tudo de bom que este país tem!
Tenho certeza que esta viagem não será o nosso último encontro com este país maravilhoso. Queríamos muito voltar!

A conselho da Olesya, visitámos um restaurante onde cantam a canção tradicional,o fado.
Queremos agradecer a Olesya pelas histórias sobre o país que nos controu, pela sensibilidade e cuidado que demonstrou! Mesmo depois de se despedir com a Olesya, ela enviou-nos vários links de restaurantes e jazz bares sobre os quais tinhamos perguntado. Eis que pessoa maravilhosa que ela é!

Até breve, Portugal!

Julia e Nadejda Maximovs”

Julia e Nadejda Maximovs, Rússia
“Ficámos muito gratos por nos dar a conhecer Lisboa e pelo monte de informação útil sobre Portugal. Estamos a prosseguir com sucesso pelo itinerário que nos recomendou e neste momento estamos a desfrutar das praias de Lagos, amanhã avançaremos a Lisboa.”
“Nós todos gostámos muito e iremos aconselhar aos nosso amigos a começar a conhecer Portugal e Lisboa com a sua ajuda.
Tudo de bom para si e mais turistas novos e interessantes!!.”
Serguei, Ekaterina e Elena Zavileiskiys, Rússia
“Lisboa conseguiu conquistar-nos mesmo durante as poucas horas que lá passámos! Encontrámos-nos com a Olesya nesta cidade maravilhosa e ela guiou-nos pelas ruas centrais da cidade e até, a nosso pedido, fomos ter a uma loja conhecida de produtos tradicionais portugueses que fabricam desde os tempos em que começaram a fabricar sabonetes, conservas, chocolate e muito mais! E está claro, demos um volta no famoso eléctrico! Muito divertido e pode-se ver a cidade em toda sua beleza! Obrigada, Olesya!”
Tatiana e Aliona, Rússia
“A excursão panorâmica combinada (de carro + a pé) por Lisboa, preparada e realizada pela Olesya, é uma verdadeira sorte para turistas. Porque em poucas horas se consegue conhecer e visitar mesmo muito: desde os locais históricos mais interessantes até aos exemplos mais modernos da arquitectura da cidade. A excursão não foi nada cansativa porque os passeios a pé se intercalavam com as viagens de carro, de eléctrico e até teleférico. A guia turística articula bem a matéria – nenhuma questão nossa ficou sem resposta. Sente-se o sincero entusiasmo da Olesya para proporcionar aos visitantes de Lisboa muita alegria e prazer. Esta abordagem informal junto com o alto profissionalismo atraem bastante. Recomendo a todos os turistas, que ainda estão a planear a sua viagem a Portugal, recorrer aos serviço desta guia talentosa e pessoa incrivelmente calorosa. Acreditem: vocês ficarão satisfeitos.

Com agradecimentos,

Natalia Lebedeva”

Natalia Lebedeva, Rússia
Marina e amigos , Rússia
“Eu conheci Portugal pela primeira vez já há uns anos e na altura já sabia que cá voltaria mais! Eu penso que Portugal é um país para todos – qualquer gosto e disposição do espírito.
Lisboa é uma cidade onde não se cansa passear pelas majestosas praças centrais e pelas antigas ruelas, espreitar as montras das lojas de calçado ou doces deliciosos… E o oceano! Nunca pensei que o oceano pode ser tão diverso – o que se vê nas praias de Cascais é tão diferente do que se encontra nas praias de Algarve. E o ponto mais ocidental, não seria uma boa razão para visitar Portugal, e isto ainda não falando de linda Lisboa, Belém e romântica Sintra? O Cabo da Roca é algo impressionante! “É aqui que acaba a terra e começa o mar”
Obrigada, minha amiga, que me ajudou a desfrutar de Portugal em toda a sua beleza!”
Tatiana Safronova, Rússia
“Portugal tem muito para ver e para degustar!
Agradeço a Olesya por ter-nos ajudado a abrir este lugar maravilhoso!”

Completo: “Para nós, Portugal é mais do que passeios agradáveis pelos sítios interessantes, do que o sol gentil e o oceano fascinante. Portugal também sabe muito bem! Comida simples e saborosa só favorece a boa impressão. Fruta, queijos artesanais e vinhos, mariscos frescos, doces conventuais! Portugal tem muito para ver e para degustar!
Agradeço a Olesya por ter-nos ajudado a abrir este lugar maravilhoso!”

Eugeniy e Vlada Savinkins, Rússia
“Quero agradecê-la pela interessante e emocionante excursão!”
Natalia Abalaeva, Rússia